Leitura de Imagens
Textos
não-verbais são textos que se podem ler: são textos nos quais existem
elementos com diferentes formas e significados que operam como signos de
uma linguagem específica. Assim como se aprendem as palavras e suas
combinações para poder ler e escrever, aprende-se os signos para poder
ler uma imagem.
É muito difícil ler uma imagem: não se pode
assegurar que, ao conhecer todos os elementos, possa-se ler sem
equivocar com o produto da combinação desses elementos. Isso ocorre
porque o signo visual não pode ser analisado dividindo-se em unidades.
Outra grande dificuldade é a sua semelhança com a realidade: muitas
pinturas e principalmente fotografias parecem mostrar o mundo
objetivamente; no entanto, é sempre uma visão subjetiva, uma construção
que representa esse mundo.
A imagem é
uma unidade densa de significação, pois suscita nos leitores uma
quantidade inumerável de idéias. A leitura de uma imagem, portanto,
sempre muito complexa. A capacidade de análise é, portanto, sempre muito
complexa. A capacidade de análise do leitor aumenta na mesma proporção
de seu CAPITAL CULTURAL.
Quem observa uma imagem, complementa, com
sua experiência e conhecimentos, o que lhe propõe essa imagem. A
competência do leitor de imagens – ou seja, sua capacidade para
complementar o que a imagem propor e, poder interpretá-la, ou fluir
esteticamente – também se constrói.
Toda leitura é cultural e a
leitura que se efetiva com a observação de uma representação pictórica
figurativa é uma segunda leitura: a primeira é a do artista que
construiu ou leu uma realidade e escolheu um fragmento dessas para
reproduzi-la.
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