domingo, 7 de abril de 2013

Leitura de Imagens

Textos não-verbais são textos que se podem ler: são textos nos quais existem elementos com diferentes formas e significados que operam como signos de uma linguagem específica. Assim como se aprendem as palavras e suas combinações para poder ler e escrever, aprende-se os signos para poder ler uma imagem.
É muito difícil ler uma imagem: não se pode assegurar que, ao conhecer todos os elementos, possa-se ler sem equivocar com o produto da combinação desses elementos. Isso ocorre porque o signo visual não pode ser analisado dividindo-se em unidades. Outra grande dificuldade é a sua semelhança com a realidade: muitas pinturas e principalmente fotografias parecem mostrar o mundo objetivamente; no entanto, é sempre uma visão subjetiva, uma construção que representa esse mundo.
A imagem é uma unidade densa de significação, pois suscita nos leitores uma quantidade inumerável de idéias. A leitura de uma imagem, portanto, sempre muito complexa. A capacidade de análise é, portanto, sempre muito complexa. A capacidade de análise do leitor aumenta na mesma proporção de seu CAPITAL CULTURAL.
Quem observa uma imagem, complementa, com sua experiência e conhecimentos, o que lhe propõe essa imagem. A competência do leitor de imagens – ou seja, sua capacidade para complementar o que a imagem propor e, poder interpretá-la, ou fluir esteticamente – também se constrói.
Toda leitura é cultural e a leitura que se efetiva com a observação de uma representação pictórica figurativa é uma segunda leitura: a primeira é a do artista que construiu ou leu uma realidade e escolheu um fragmento dessas para reproduzi-la.

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